ICMBio lança “10 picos, 10 travessias”

Projeto proporcionará passeios incríveis em parques nacionais, com roteiros repletos de aventura. Iniciativa faz parte das comemorações dos 10 anos do Instituto

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) lançou no dia 3 de junho, no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás, o projeto “10 picos, 10 travessias”. O evento integra as comemorações dos 10 anos do Instituto, que serão completados em agosto.

O projeto proporcionará, no decorrer deste ano, a realização de dez travessias (trilhas de longo curso) e dez subidas em picos localizados no interior de parques nacionais, com a participação de visitantes, turistas, trilheiros, montanhistas, ambientalistas e a população em geral.

O circuito contempla algumas das mais belas paisagens naturais do País, com roteiros cruzando rios e cachoeiras em meio à fauna e flora nativas, em regiões como a Serra dos Órgãos (RJ), as chapadas dos Veadeiros (GO), Diamantina (BA) e dos Guimarães (MT) e a Floresta da Tijuca (RJ). (Confira abaixo a programação).

Além de marcar o aniversário do Instituto, o projeto “10 picos, 10 trilhas” busca sensibilizar as pessoas sobre a importância das unidades de conservação (UCs) da natureza. “Dentre os atrativos dos parques nacionais, as travessias e o montanhismo são os que proporcionam uma maior imersão das pessoas no ambiente natural, uma maior sensibilização sobre o valor das UCs para a conservação da natureza e do ecoturismo como vetor de desenvolvimento econômico regional”, diz o coordenador Geral de Uso Público e Negócios do ICMBio, Pedro Menezes.

Ampliação do parque

No sábado, após o lançamento do projeto, no Centro de Visitantes do parque da Chapada dos Veadeiros, no povoado de São Jorge, a 30 quilômetros de Alto Paraíso (GO) e a 250 quilômetros de Brasília (DF), os organizadores do evento deverão falar sobre a importância da proposta de ampliação do parque, que está sendo fechada entre o Ministério do Meio Ambiente e o Governo de Goias. Em seguida, participantes iniciarão a Travessia das Sete Quedas, trilha de 23 quilômetros dentro do parque. (Clique aqui para acessar o guia da trilha)

A trilha será feita em dois dias – 17 quilômetros no primeiro e 6 quilômetros no segundo – com pernoite em barracas à beira do rio Preto. Ela corta atrativos naturais da Chapada como o cânion, as corredeiras (Fiandeiras) e as Sete Quedas, conjunto de pequenas cachoeiras em série. Tudo isso em meio à fauna, à flora e às belas paisagens do Cerrado bem conservado pelo parque.

Durante a caminhada, o instrutor do curso de trilhas, que será ministrado três dias antes, dará explicações sobre o ecossistema do Cerrado, fauna e flora, formações rochosas, recursos hídricos e sobre sinalização, percurso, conduta responsável, segurança e estruturação de trilhas ecológicas, numa espécie de aula prática de ecoturismo na natureza.

PROGRAMAÇÃO:

Travessias

1 – Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (GO) – 3 e 4 de junho

2 – Parque Nacional da Chapada dos Guimarães (MT) – 8 e 9 de julho

3 – Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (MA) – 17 e 18 de junho

4 – Reserva Extrativista Chico Mendes (AC) – 18, 19, 20 e 21 de agosto

5 – Parque Nacional da Tijuca (RJ) – Data ainda não confirmada

6 – Parque Nacional da Serra dos Órgãos (RJ) – Data ainda não confirmada

7 – Parque Nacional da Serra da Bocaina (RJ/SP) – Data ainda não confirmada

8 – Parque Nacional da Chapada da Diamantina (BA) – 16 e 17 de setembro

9 – Parque Nacional do Itatiaia (RJ) – Data ainda não confirmada

10 – Parque Nacional da Serra do Cipó (MG) – Data ainda não confirmada

Picos

1 – Nacional da Serra dos Órgãos (RJ) – Já ocorreu

2 – Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (GO) – 3 e 4 de junho

3 – Parque Nacional do Itatiaia (RJ) – 3 e 4 de junho

4 – Parque Nacional do Caparaó (MG/ES) – 24 e 25 de junho

5 – Parque Nacional São Joaquim (SC) – 6 de julho

6 – Parque Nacional Chapada dos Guimarães (MT) – 8 e 9 de julho

7 – Parque Nacional do Pico da Neblina (AM) – 12 a 27 de julho

8 – Parque Nacional da Tijuca (RJ) – Data ainda não confirmada

9 – Parque Nacional da Serra da Bocaina (RJ/SP) – Data ainda não confirmada

10 – Parque Nacional Fernando de Noronha (PE) – Data ainda não confirmada

Serviço:

Para participar do lançamento do projeto e/ou agendar os passeios, entre em contato com (61) 2028-9449/50 ou e-mail [email protected]

Comunicação ICMBio
(61) 2028-9280

Deixe um comentário