Incêndio no Parque Nacional de Brasília

Incêndio já consumiu 25% do Parque Nacional de Brasília

O fogo começou no domingo (19), por volta das 7h30. Bombeiros trabalham com 300 homens para conter as chamas.

Um incêndio, que começou por volta das 7h30 do último domingo (19), já consumiu cerca de 25% da reserva do Parque Nacional de Brasília. A reserva foi interditada por volta das 9h de domingo. O parque fica a cerca de 10 quilômetros do centro da cidade.

A destruição foi rápida: até o início da manhã desta segunda-feira (20), o fogo já havia percorrido 20 quilômetros. A estimativa é que a queimada já tenha consumido 25% da reserva. Os bombeiros trabalham com 300 homens para tentar conter as chamas. A área total do parque é de 30 mil hectares, segundo o Ibama.

No domingo, o combate foi feito por 140 homens do Corpo de Bombeiros. No início da tarde, a preocupação era com o vento, que levava as chamas em direção às casas da Estrutural, uma área habitacional.

Incêndio no Parque Nacional de Brasília

“Estamos com duas linhas de fogo, a que está mais complicada é a que segue em direção da Cidade Estrutural, na direção da área do Exército. Mas o combate já está sendo feito”, afirmou o coronel Odílio Domingos, do Corpo de Bombeiros.

O mato alto e seco dificultava o trabalho dos bombeiros. As chamas atingiram dez metros. O fogo destruiu boa parte da vegetação, que se transformou num enorme tapete preto. Um helicóptero ajudava tirando água da represa e jogando no Cerrado.

Um brigadista do Instituto Chico Mendes teve pernas, braços e rosto queimados durante o trabalho de combate às chamas nesse domingo.

Deixe um comentário