Parque Nacional do Itatiaia ganha novo abrigo

altO Parque Nacional do Itatiaia, unidade de conservação (UC) sob gestão do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), recebeu na quinta-feira (8), uma antiga instalação totalmente restaurada. O local era utilizado pela Rede Globo e pela Petrobras como casa repetidora e funcionou de 1980 até 2005, quando foi desativada.

Em 2010, a Câmara Técnica de Montanhismo e Ecoturismo (CTME) fez um detalhado relatório da situação na área que se localiza na região da Água Branca, em ramal da Travessia Ruy Braga, aproximadamente 1.700 metros de altitude, local de grande beleza cênica. No relatório foi registrada a situação precária do imóvel e o abandono de toneladas de equipamentos no local.

No acordo firmado com a Rede Globo e a Petrobras ficou acertado que as empresas retirariam todo material do local e entregariam o imóvel reformado ao Parque. O material mais pesado teve que ser retirado de helicóptero nesta semana, uma operação orçada em mais de R$ 500 mil e inteiramente custeada pela Petrobras.

A indicação do uso da área como futuro Abrigo Água Branca será incluída na atualização do  Plano de Manejo da UC que integrará mais uma ação para comemorar os 75 anos do primeiro Parque Nacional do Brasil.

Deixe um comentário