10ª Mostra Internacional de Filmes de Montanha sobe a Serra

 Este ano o evento fez 10 anos, trouxemos para o Rio 11 filmes estrangeiros, incluindo um longa em 35mm, e exibimos 12 produções nacionais. E agora estamos levando parte da Mostra para Teresópolis, uma cidade com tradição no montanhismo por conta da Serra dos Órgãos e suas montanhas, e para um público especial que são os alunos das escolas públicas. Além de sessões gratuitas para o público em geral. 

Apareçam por para prestigiar a primeira tour nacional da Mostra Internacional de Filmes de Montanha.

Além dos filmes, o público também poderá ver novamente a exposição fotográfica “Caminho Teixeira em Cena”, de Silvia Batalha e Luiz Paulo Leão e o curta “Caminho Teixeira”, de Alexandre Diniz.

A exposição conta por meio da fotografia como foram feitas algumas cenas do filme Caminho Teixeira. Além de retratar a beleza da Serra dos Órgãos, a exposição mostra a importância da fotografia de cena de um filme. Silvia Batalha e Luiz Paulo Leão são dois fotógrafos de montanha, que estavam envolvidos nas filmagens e capturaram belas imagens para a produção.

A “Caminho Teixeira” foi a via da conquista do Dedo Deus realizada, no dia 8 de abril de 1912, por cinco jovens brasileiros. Os pioneiros, José Teixeira Guimarães, Raul Carneiro, Acácio de Oliveira, Alexandre de Oliveira e Américo de Oliveira. O curta-metragem de 13 minutos nos mostra como foi que esta conquista virou um marco no montanhismo brasileiro: as dificuldades da época, a preparação dos equipamentos, o espírito de equipe e a garra dos brasileiros estão presentes neste curta dirigido por Alexandre Diniz, com direção de fotografia de Seblen Mantovani e produção de Gustavo Sampaio.

O curta será apresentado no início de cada sessão e na ocasião distribuiremos o DVD para todas as escolas municipais de Teresópolis.

SERVIÇOS

Data: 
18 a 20 de novembro

Sessões: 
18 e 19 (quinta e sexta)
10h – Sessão escola municipal
14h – Sessão escola municipal
20h – Sessão aberta ao público

20 (sábado)
12h – Sessão aberta ao público
14h – Sessão aberta ao público 
20h – Sessão aberta ao público

Local: 
Casa de Cultura Adolpho Bloch – Praça Juscelino Kubitscheck, s/nº – Bairro de Fátima – Teresópolis

Ingresso: 
Entrada gratuita

ATRAÇÕES
Filmes nacionais
Exposição Fotográfica – “Caminho Teixeira em Cena”, de Silvia Batalha e Luiz 
Paulo Leão.

Confiram a programação completa no site www.filmesdemontanha.com.br

 

alt

Deixe um comentário