Morre fundador da The North Face

Doug Tompkins tinha 72 anos, e morreu em consequência de um acidente de caiaque

O norte-americano Douglas Tompkins, um dos fundadores da marca The North Face, morreu nesta terça-feira (8 de dezembro), depois de sofrer um acidente de caiaque no Lago General Carrera, em Coyhaique, na região de Aysén, Chile. Ele tinha 72 anos.
Doug estava remando com um grupo de amigos, incluindo Yvon Chouinard, fundador da marca Patagonia e seu amigo de longa data, quando a embarcação virou. Ele foi socorrido, e chegou a ser levado de helicóptero para um hospital próximo, mas morreu em seguida em consequência da hipotermia.
Na ocasião, ventos fortes levantaram ondas de quase 3 metros no lago. Outras embarcações também viraram, sendo que três remadores conseguiram nadar até uma ilha. Alguns foram tirados da água por membros da Marinha. Apenas Tompkins não resistiu – os outros estão hospitalizados, mas fora de perigo.
Doug Tompkins fundou a The North Face em 1968. Montanhista e remador com instinto ambientalista aflorado, ele há 25 anos começou a comprar áreas incalculáveis de terras desprotegidas na Patagônia chilena e argentina e, recentemente, ao lado da mulher Kristine McDivitt-Tompkins, trabalhava para criar 12 parques nacionais por lá, a mesma região onde morreu.

Deixe um comentário