North Face Moon Parka

Anorak feito de teia de aranha sintética é apresentado no Japão

A empresa japonesa de biomateriais avançados Spiber desenvolveu um anorak feito de tecido de seda sintética de aranha  em parceria com a marca de roupas para montanha The North Face. A Moon Parka é o resultado de mais de uma década de pesquisas e pode se utilizada para inúmeras aplicações no futuro.

Leve, flexível, elástica e mais forte que o aço, a seda da aranha tem sido procurada por muito tempo como um fio para todos os tipos de usos, incluindo coletes à prova de balas, curativos e materiais de veículos. Mas as aranhas não se prestam a colheita industrial, a não ser por meios extraordinários, porque elas canibalizam umas as outras quando confinadas juntas.

The North Face Moon Parka
The North Face Moon Parka
Qmono, o tecido feito de seda de aranha
Qmono, o tecido feito de seda de aranha

Durante a última década, uma série de empresas tem procurado criar seda de aranha com pouco sucesso financeiro. Um novo grupo de empresas, no entanto, tomou a frente, usando micro-organismos geneticamente modificados para produzir sua seda de aranha. Estas empresas usam micróbios que oferecem uma maneira nova e potencialmente mais sustentável do que a notoriamente poluente indústria têxtil.

“A indústria têxtil é a indústria mais suja do planeta. Tudo depende de produtos químicos tóxicos “, diz Sue Levin, o diretor de marketing da BoltThreads, uma nova empresa de seda de aranha. “Este é um ponto de partida limpo.”

Spiber, com sede na região central do Japão, levou oito anos para desenvolver a sua seda. Para fazê-lo, a companhia fabrica proteína de seda de aranha e em seguida purifica a proteína com um pó fino. O pó é excretado através de agulhas de seringa semelhante para criar fibras, que são então fiadas em fios. O tecido deste material é chamado Qmonos – da palavra japonesa para teia de aranha.

BoltThreads libera suas proteínas da seda de aranha em líquido para formar fibras.
BoltThreads libera suas proteínas da seda de aranha em líquido para formar fibras.

Em um processo diferente, BoltThreads na Califórnia fermenta proteínas da seda de aranha a partir de levedura.Uma vez purificada, a proteína é extrudida em cubas de líquido que convertem a proteína em fibras soltas. A Moon Parka está sendo apresentada pela North Face em uma turnê pelo Japão. Você pode ver mais no vídeo abaixo:

The North Face não informou se a Lua Parka será colocados à venda, mas é cada vez mais claro que a seda da aranha em breve se tornará um artigo diário nos equipamentos e vestuário. “Este é o alvorecer da idade de têxteis de biotecnologia”, diz Lee.

Deixe um comentário