Beto Pandiani parte em barco à vela do Chile rumo à Austrália

A despedida
Foto: Maristela Colucci

Rumo a Iha de Páscoa
Foto: Maristela Colucci

Beto Pandiani e seu companheiro de viagem Igor Bely partiram ontem do Chile a bordo do Bye Bye Brasil, um barco a vela sem cabine, para cumprir 17.400 quilômetros numa travessia pelo Oceano Pacífico até a Austrália. O clima nesta terça era de muita ansiedade.

“Não dá para disfarçar a ansiedade do dia da partida. Como em todas as viagens, sempre sinto muito medo antes de colocar o barco na água. Vem a incerteza do barco agüentar, de como meu corpo vai se adaptar, como será a meteorologia e como serão as longas noites sem dormir direito”, declarou Beto em seu blog.

A decisão de partir ontem veio do aviso de seu metereologista Pierre Larsnier de que os ventos estariam calmos, soprando até 12 nós. A temperatura ainda era baixa, com a água a 11º C, mas a expectativa é de que melhore a partir do final desta semana. “Estamos muito bem preparados. Fizemos tudo que foi possível nestes últimos meses, agora vamos partir”, disse.

”Estou pensando em tudo que aconteceu nestes últimos anos na minha vida como velejador e que me habilitou a chegar onde estou. Olhando para o Oceano Pacífico, imagino quantas mil milhas nos separam da Austrália, quantos meses, quantos pensamentos, quanto tempo comigo. Esta é uma oportunidade única de aprender um pouco mais sobre mim, sobre a minha essência, e mergulhar neste imenso oceano interno” refletiu Betão, que em seu currículo acumula quatro travessias significativas, o que inclui a costa leste das Américas, da Antártica ao Ártico, além da Rota Boreal.

O primeiro dia – Beto e Igor já entraram em contato com o Brasil por meio de um telefone satelital depois das primeiras 24 horas no mar. Ele contou que as condições durante o dia foram boas, com sol, vento constante e mar liso. No entanto, a noite, sem lua e muita fria, foi de adaptação e preocupação. Nesta manhã, os ventos eram de cinco nós. A primeira parada do Bye Bye Brasil será na Ilha de Páscoa em aproximadamente duas semanas.

Deixe um comentário