Cataratas do Iguaçu recebe Brasileiro de Rafting

As Cataratas do Iguaçu serão palco da próxima edição do Campeonato Brasileiro de Rafting, entre 27 e 29 de junho. Considerado Patrimônio Mundial da Humanidade, o local estreará no calendário de provas de rafting, fato que criado muitas expectativas por parte dos competidores.

Os organizadores esperam pela presença de 15 equipes masculinas e quatro femininas, num total de 133 atletas. Desta maneira, o Brasileiro teria representantes de seis estados brasileiros – Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso e Distrito Federal.

O campeonato será bem heterogêneo, com competidores de 16 a 40 anos de idade. Eles enfrentarão provas de Sprint Paralelo e Slalom no Canal Itaipu, e prova de Descida no Parque Nacional do Iguaçu.

As inscrições seguem abertas e podem ser feitas a qualquer momento. “Foz do Iguaçu possui hoje uma das melhores infra-estruturas para a implantação de projetos de canoagem do mundo”, afirma Argos Rodrigues, superintendente da Confederação Brasileira de Canoagem.

“A magnitude das corredeiras existentes no Rio Iguaçu transforma o município no paraíso da canoagem e um palco fantástico para a modalidade do rafting nacional e internacional”, acrescenta o superintendente. O rio Iguaçu mede 1.200 metros de largura acima das Cataratas e, abaixo se estreita num canal de até 65 metros.

Dependendo da vazão do rio, o número de saltos varia de 150 a 300 e a altura das quedas varia de 40 a 82 metros resultando numa largura de 2.700 metros, com formato semicircular. A vazão de água média do rio em torno de 1.500 m3 por segundo, variando de 500 m3/s nas ocasiões de seca e de 6.500 m3/s nas cheias.

Deixe um comentário