China quer limitar alpinistas Everest

 Limitando Visitantes

A China pretende restringir o número de alpinistas no monte Everest, em uma tentativa de proteger o duro, mas frági

 Limitando Visitantes

A China pretende restringir o número de alpinistas no monte Everest, em uma tentativa de proteger o duro, mas frágil ecossistema da montanha mais alta do mundo.

A nova legislação poderia ser introduzida para controlar o número de visitantes, os relatórios apontam de longa data que alpinistas e outros visitantes poluem a montanha com lixo e resíduos difíceis de remover.

"Temos necessidade de limitar o número de pessoas que querem subir ao monte Everest, que exercem um impacto negativo sobre o meio ambiente", Zhang Yongze, disse o diretor do Tibete da Mesa da protecção do ambiente à agência de notícias Xinhua.

"Nós também precisamos reforçar a gestão das atividades comerciais que envolvem a montanha", disse ele em uma entrevista. "Não queremos tantos visitantes para perturbar o pico."

AFP não pôde chegar ao gabinete segunda-feira  para comentar, mas o China Daily disse que Zhang tinha sugerido que novas leis poderiam ser introduzidas para limitar o número de visitantes do lado chinês da montanha, que divide a fronteira com o Nepal.

As autoridades também têam a intenção de retirar, a partir do no primeiro semestre do próximo ano, o lixo nas encostas do Everest, disse Zhang Xinhua. O Everest é vulnerável pois muito pouco do que deixam para trás os escaladores é decomposto no ambiente frio.

"Temos a responsabilidade de assegurar que cada gota de água que sai do Monte Qomolangma em rios e córregos é limpa", disse Zhang, referindo-se ao Everest em seu nome tibetano.

Deixe um comentário