Copacabana ganha via compartilhada por bicicletas e carros

Outras duas ciclofaixas vão ligar ruas internas do bairro à orla.
Projeto quer estimular uso da bicicleta para pequenas e médias di

Outras duas ciclofaixas vão ligar ruas internas do bairro à orla.
Projeto quer estimular uso da bicicleta para pequenas e médias distâncias.

Além das ciclovias da orla, o bairro de Copacabana, na Zona Sul do Rio, ganhou neste domingo (31), a via compartilhada, uma faixa do trânsito que passa a ser dividida por carros e bicicletas em ruas de menor movimento, onde a velocidade não pode ultrapassar 30 quilômetros por hora.

A primeira ciclofaixa – que vai ligar ruas internas do bairro à Avenida Atlântica, na orla – foi inaugura pelo prefeito Eduardo Paes, o secretário de Transportes, Júlio Lopes e o secretário de Meio Ambiente, Carlos Muniz. Eles pedalaram da estação do metrô na Praça Cardeal Arcoverde, em direção à praia, seguindo pelas ruas Rodolfo, Duvivier e Ministro Viveiros de Castro.

O objetivo, segundo o prefeito, é estimular cada vez mais o uso de bicicletas como meio de transporte para pequenas e médias distâncias. Outra ciclofaixa, na Rua Figueiredo Magalhães será inaugurada no bairro, em julho. Está em estudo o compartilhamento da implantação da via compartilhada na Rua Xavier da Silveira.

As ruas por onde passa a ciclofaixa terão sinalização especial. Durante toda a semana, agentes da CET-Rio e da Secretaria de Meio Ambiente estarão na região orientando motoristas, ciclistas e pedestres.

Deixe um comentário