Corpo de alpinista paraibano é encontrado no Aconcagua

O Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) confirmou, nesta quarta-feira (20), que o corpo do alpinista paraibano Josenildo Correia da Silva foi encontrado no inicio da tarde de hoje, por volta das 13:00, pela patrulha do monte do Aconcagua, na Argentina. Josenildo estava desaparecido desde o dia 06 deste mês.

Após a divulgação do Itamaraty, a filha do alpinista Caroline Lott agradeceu no Facebook a todas que fizeram orações de apoio a família.

“Meus amigos venho comunicar que foi encontrado o corpo do meu pai hoje a tarde, não tenho muitos detalhes. Venho agradecer a todos as orações feitas e todo o apoio, cada palavra de conforto, cada gesto de carinho”, disse

“Meu Pai, quanta saudade vou sentir sua… Foi aí que o Senhor mostrou sua coragem e garra, onde realizou seu grande sonho”, acrescentou

Não há informações de quando ele será descido do monte e quando o corpo retornará à Paraíba. O cunhado de Josenildo, Melquiades Nascimento, disse que a esposa do alpinista irá comunicar com o Itamaraty para definir os procedimentos do traslado. De acordo com Melquiades, se o Itamaraty não ajudar, o corpo do alpinista pode ser sepultado na Argentina, já que os custos são altos e a família não teria condições de arcar com as despesas.

O CASO  – O paraibano Josenildo Correia da Silva, de 48 anos, estava desaparecido desde o dia 06 de março, quando escalava com um grupo de amigos o Monte Aconcágua, na Argentina. Segundo colegas de trabalho e amigos de Josenildo, ele saiu de Guarabira – cidade do Brejo paraibano onde morava – com destino à Argentina no dia 18 de fevereiro.

Nildo, como é chamado pelos amigos, estava acompanhado de outros quatro brasileiros: três paulistas e um mineiro. O objetivo deles era chegar ao cume do monte, mas por causa das más condições do tempo, os companheiros do paraibano foram desistindo ao longo do percurso.

Esta era a quarta grande escalada de Josenildo. Ele chegou a ir duas outras vezes ao Aconcágua, mas não teria conseguido chegar ao topo. Desta vez, teria ido obstinado a realizar o sonho.

O Monte Aconcagua é o ponto mais alto das Américas. O pico fica localizado nos Andes argentinos, a cerca de 110 quilômetros da cidade de Mendoza. A montanha representa um desafio para os alpinistas, que têm de enfrentar o frio e a escassez de oxigênio, comum em grandes altitudes, para tentar atingir o seu pico.

Deixe um comentário