Dicas de Fotografia: o uso de filtros polarizadores

Graças ao uso do filtro, um céu plano pode adquirir volume e uma sombra azulada pode converter-se em um belo entardecer!

 

Graças ao uso do filtro, um céu plano pode adquirir volume e uma sombra azulada pode converter-se em um belo entardecer!

 

O USO DE FILTROS

 

Há três tipos principais de filtros.

 

1) Os usados com filmes preto e branco, que manipulam o modo como os vários tons são registrados;

 

2) Os filtros usados para filmes coloridos, que podem ser cinza, de cores leves ou incolores, ou em cores fortes para corrigir erros que ocorrem;

 

3) E os filtros de efeitos especiais, para os dois tipos de filme.

 

Aqui segue a lista de filtros genéricos:

 

UV – Filtra a luz que vem do motivo, eliminando a radiação ultravioleta reproduzida no filme como uma desagradável névoa fina e proporciona fotos com maior nitidez. Pode ser usado como protetor da objetiva. Cor e p&b

 

SKYLIGHT – utilizados principalmente em fotos coloridas de ambientes externos, reduz o véu atmosférico que costuma aparecer em fotos de paisagens, em especial de regiões litorâneas e montanhosas, produzindo cenas com maior equilíbrio de cores. Pode ser usado como protetor da objetiva. Cor

 

POLARIZADOR – (circular ou linear) elimina reflexos de superfícies não-metálicas, como vidro e água; reduz o véu atmosférico das cenas abertas, tornando o azul do céu mais profundo, aumento na saturação de cores e contraste em geral. Reduz a quantidade de luz que entra na objetiva. Cor e P&B

 

DENSIDADE NEUTRA (ND) – reduz a quantidade de luz que entra na objetiva, uniformemente, sem afetar as cores da cena, se tornando muito útil em situações em que o fotógrafo deseja utilizar velocidades mais lentas ou aberturas menores. Indicado para ambientes ensolarados. Cor e P&B

 

Filtros de correção de cor

 

SÉRIES 80 – filtros azuis da série 80 são usados para anular o alaranjado provocado por lâmpadas de tungstênio (comum), em fotos feitas com filmes daylight. Aumento de 0,5 a 1,5 na exposição. Cor

 

SÉRIE 81 WARM UP – filtro de aquecimento, de tonalidade âmbar, dá uma leve aquecida nas cores da cena como um todo. Indicado para reduzir o tom azulado de cenas feitas em dias nublados, ou na sombra, e dar um aspecto mais agradável: retratos, arquitetura, natureza. Cor

 

SÉRIE 82 AZUL – menos conhecidos, utilizados para diminuir a tonalidade quente de algumas situações, fornecendo uma coloração mais natural. Realça as sombras e o clima frio da imagem, fornecendo imagens românticas interessantes. Cor

 

SÉRIE 85 LARANJA – quando se utiliza filme calibrado para iluminação de tungstênio em ambientes externos, o resultado fica azulado e artificial. O filtro laranja é a melhor opção, pois elimina as tonalidades azuladas fornecendo cores mais naturais. Cor

 

FL-W e FL-DAY – corrigir a tonalidade esverdeada desagradável, que surge quando se fotografa ambientes iluminados por lâmpadas fluorescentes, com filmes para luz do dia. Cor

 

Filtros de efeitos especiais

 

DIFUSOR OU SOFT-FOCUS – acrescenta um efeito enevoado à cena, fornecendo imagens românticas e levemente desfocadas. No contraluz e fundos escuros, funciona melhor, assim como em aberturas amplas f/5.6

 

FOG – utilizado mais em fotos de paisagens, projeta um véu leitoso sobre toda a imagem como se houvesse uma leve neblina na cena. Fundo distante.

 

GRADUADOS – utilizados para diminuir o contraste entre o céu e o chão, apresentam coloração em apenas uma das metades. Para usar, faça a medição de luz e em seguida acople o filtro tomando cuidado para deixa-lo bem alinhado. Os de coloração azul e cinza são mais usados, uma vez que proporcionam resultados mais naturais. Rosa, alaranjado e sépia, para resultados mais artísticos.

 

HALF COLOR – metade colorida e outra transparente, mas a mudança de cor não é gradual igual no filtro graduado e sim mais aparente. Tomar cuidado para enquadrar bem a imagem, para que a linha de divisão das cores não apareça demais.

 

CROSS SCREEN – perfeitos para áreas iluminadas ou cenas noturnas. Produz reflexos acentuados em forma de estrelas, de 4, 6, 8 ou até 16 pontas, das fontes de luz da cena. Para ambientes externos e internos.

 

VARIOCROSS – possibilita que o efeito possa ser controlado, desta forma as estrelas podem ser controladas tanto na posição quanto o ângulo dos pontos, bastando que faça a rotação do elemento frontal do filtro.

 

SÉPIA – para quem gosta de fotos envelhecida, basta acoplá-lo na frente da objetiva e fotografar, para que as fotos fiquem com um aspecto nostálgico interessante. Encontram-se dois tipos A e B, um mais forte e ouro mais fraco.

 

BICOLOR – duas combinações de cores, tanto para acentuar uma cor existente, como para modificá-la. Idéias mais criativas.

 

TRICOLOR – três cores combinadas em um mesmo filtro, paralelas ou triangular.

 

DIFRATIVOS – durante o dia ou à noite, são filtros para idéias criativas, por causa da superfície levemente alterada é possível transformar fontes de luz em raios multicoloridos de diversos formatos.

 

MÚLTIPLAS EXPOSIÇÕES – repete o motivo principal da forma mais variada, circular, triangular, diagonal. Repete de duas até seis vezes. Fundos escuros mais eficientes.

 

CENTER SPOT – para dar ênfase ao assunto principal, conservam a nitidez do centro e desfocam as laterais. Encontra-se em várias variedades de efeitos: difusor, brisa, moinho de vento, gradual, zoom, etc.

 

COLOR SPOT – conservam a nitidez e a cor no centro e em volta colore.

 

POLACOLOR – fornecem uma coloração ao céu, podendo escolher a intensidade.

 

CLOSE-UP – disponíveis em diferentes medidas reduzem a distância mínima da focalização, permitindo uma aproximação maior do assunto. Maior o número maior a ampliação, recomenda-se as aberturas menores f/22 e f/16, pois a profundidade de campo fica bastante reduzida.

 

DUAL IMAGE – possui uma metade transparente e a outra parte preta, possibilitando que apenas uma parte do quadro seja registrada de cada vez, com isso, e desde que a câmera possua o recurso da múltipla exposição, o mesmo assunto pode ser fotografado duas vezes em um mesmo quadro.

 

COLOR MUITIVISION – transforma um motivo em uma repetição de três ou mais, distribuída de forma paralela ou triangular, ainda acrescenta uma mistura de cores pelo quadro sozinhos ou combinados todo.

 

COLORIDO – azul, amarelo, verde… para realçar uma cor, ou para tirar a ênfase de outra cor, podem ser utilizados.

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