Gruta é atração na região do oeste baiano

SALVADOR – Uma gruta no meio do cerrado, que foi habitada há milhares de anos pelos índios, chama a atenção na região Oeste do estado da Bahia. Por causa do brilh

SALVADOR – Uma gruta no meio do cerrado, que foi habitada há milhares de anos pelos índios, chama a atenção na região Oeste do estado da Bahia. Por causa do brilho intenso, ela acabou sendo conhecida na cidade de São Desidério, como a Gruta das Pedras Brilhantes. A 47 quilômetros de Barreiras, enconde-se um pouco da história dos primeiros habitantes desta região do país.

Partindo do distrito de Sítio Grande, no município de São Desidério, são 2 quilômetros de estrada de chão até chegar ao local de uma beleza natural que encanta. A trilha até a gruta é rápida. São aproximadamente 400m de caminhada sob a supervisão de um guia. A paisagem seca esconde imensas pedras.

Por trás da vegetação, encontra-se a entrada principal da gruta. Imponente, a abertura chama a atenção pela altura – cerca de 8m. O lugar já foi morada de índios guerreiros. Eles viveram no espaço há 12 mil anos, mas deixaram uma herança que sobrevive: as marcas nas pedras. A gruta é composta por rochas de calcário que, de acordo com especialistas, foram moldadas pela força das águas.

Mas apesar da beleza do lugar, existe o risco da depredação do patrimônio histórico, que pode acontecer com a exploração turística sem os cuidados necessários. O aposentado Edson de Souza conta com a sorte de ter a gruta dentro de sua propriedade. Mas foi depois de alguns anos que percebeu o valor do tesouro que possui. ‘Agora estamos preservando. Antigamente, era a maior sujeira’.

Deixe um comentário