Montanhista lança livro sobre o Planalto do Itatiaia

Pico das Agulhas Negras é o 5º maior do país
Foto: Helton Perillo

Vista do alto do Pico das Agulhas Negras
Foto: Helton Perillo

As Prateleiras: 2458m de altitude formado por maciços blocos de rochas
Foto: Helton Perillo

Alstroemeria: rica diversidade de flora graças ao clima variado
Foto: Helton Perillo

São 70 anos de vida e de muitas belezas naturais, e para comemorar o septuagenário do Parque Nacional do Itatiaia, fundado em 14 de junho de 1937 pelo então presidente da república Getúlio Vargas, a região de 30.000 hectares é homenageada pelo montanhista, ex-alpinista e engenheiro agrônomo Helton Perillo no livro: Planalto do Itatiaia: Região das Agulhas Negras.

Helton foi companheiro de escaladas de Jean Pierre e Rodolfo Chermont — tido como uma lenda do alpinismo carioca dos anos 70 —, e tem conquistas pelo Clube Carioca. “Para completar o livro fui cerca de 30 vezes a Itatiaia, li quase tudo que encontrei sobre o Parque, fiz mais de mil fotos, mas escolhi cerca de 130 para o livro”, comenta o autor.

De pacas a colibris O mais antigo parque do país fica entre os Estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, mas sua entrada é entre as cidades de Itatiaia (RJ) e Resende (RJ). Com montanhas de até 3.000 metros de altura, o Parque possuí fauna e flora diversificada graças à variação altitude e clima variado. É dividido em duas partes: a Baixa, na encosta da Serra da Mantiqueira, e a Alta ou Planalto, região do Pico das Agulhas Negras.

Com cachoeiras enormes, como a Véu de Noiva, localizada a 1.100 metros de altitude com quedas d´água de 40m, nascente dos rios Paraíba do Sul e Grande, e montanhas como o Pico das Agulhas Negras, com 2.791m — a quinta montanha mais alta do Brasil —, o Parque Nacional do Itatiaia apresenta uma gama enorme de animais como pacas, quatis, porco-da-mata, espécies de aves como o beija-flor-de-cor-roxa, tucano-de-bico-verde, e tipos de flora que só ocorrem no local, como bromélias e orquídeas.

A paisagem por si só é um convite para os amantes de natureza e aventura, e o livro Planalto do Itatiaia: Região das Agulhas Negras é a ratificação do convite para a visitação e prática de esportes no local.

Deixe um comentário