Multidão ataca cume do Everest

Cerca de 240 expedições chegaram ao topo do Everest nos últimos três dias. Só na terça-feira (19), 123 equipes alcançaram o feit

Cerca de 240 expedições chegaram ao topo do Everest nos últimos três dias. Só na terça-feira (19), 123 equipes alcançaram o feito na montanha mais alta do mundo, com 8.848 metros.

Alguns montanhistas que estão na montanha reportaram que uma “onda de pessoas” invadiu a rota que leva ao topo do Everest, e que talvez tenha sido o maior número de ataques simultâneos de todas as temporadas, com cerca de 150 pessoas fazendo a investida. As informações foram da expedição Peak Freaks ao site Mounteverest.net.

Dentre os montanhistas que estiveram no cume da montanha estão as irmãs croatas Darija e Íris Bostjanéiã, que foram as primeiras mulheres a chegarem ao local neste ano, acompanhadas de dois sherpas irmãos, Lhakpa e Navang. Elas são as primeiras irmãs a alcançarem o feito.

Apa Sherpa quebrou seu próprio recorde e chegou ao cume pela 19ª vez. Já o tcheco Veslav Chrzaszcz é a quarta vítima da temporada do Everest. Ele escalava a montanha pela face norte sem oxigênio suplementar. A morte foi confirmada pela Embaixada da República Tcheca em Pequim, na China, e pela Associação Tibetana de Montanhismo. O montanhista já havia alcançado o cume do Shishapangma em 2005.

Deixe um comentário