Nova modalidade de cicloturismo será lançada no Carnaval

"O Velotour é uma grande celebração da bicicleta"
Foto: Divulgação

Entre os dias 3 e 5 de fevereiro, durante o Carnaval 2008, acontecerá a primeira edição do Velotur. O evento é uma nova modalidade de cicloturismo na qual um grupo grande de ciclistas partem de um mesmo local e na mesma data para a interação com a natureza.

A primeira edição do evento será realizada no Circuito Vale Europeu, na cidade catarinense de Timbó. “A região foi estrategicamente escolhida pelo pioneirismo de ter lançado o primeiro roteiro oficial de cicloturismo do país, em 2007”, ressalta Rodrigo Telles, organizador do evento e colunista do Webventure.

O percurso que os participantes percorrerão será de Timbó até Rodeio, trajeto conhecido como parte baixa do Circuito Vale Europeu, com altitudes médias de 100 metros e trechos acompanhando o vale dos rios. Os cicloturistas que quiserem poderão percorrer também a parte alta do circuito entre os dias 6 e 9. Este trecho tem altitudes que beiram os 1000 metros, em regiões mais isoladas, onde o caminho por vezes serpenteia a mata fechada, permitindo um maior contato com a fauna e a flora locais.

O evento – Os participantes vão receber uma planilha do percurso e uma credencial do Velotur que será preencida durante o trajeto. Ao longo do caminho de cada dia, existirão cerca de dois ou três pontos de controle (PCs), onde a credencial será carimbada. Ao final do evento, se o participante tiver passado por todos os PCs, ele receberá um certificado de que completou o percurso.

A participação no Velotur é gratuita e cada cicloturista tem de levar os seus equipamentos e suprimentos. “Na verdade, o Velotour é uma grande celebração da bicicleta, tanto como meio de transporte, como forma saudável de lazer e ferramenta de interação com o meio e com as outras pessoas”, disse o organizador.

A idéia de Rodrigo Telles, juntamente com Eliana Garcia, que também faz parte da organização e também é colunista do Webventure, é de realizar o Velotur em diversas regiões do Brasil de forma a organizar um calendário anual do evento.

Deixe um comentário