Perdidos na Selva

Perdido em uma selva, sem mapa, comida, combustível, bússola e água. Primeira regra à se seguir é bem difícil, mas, extremamente necessária: manter a calma.
A situação nessas condições é quase sempre muito desesperadora, por isso, manter a calma é fundamental para que se possa raciocinar com clareza e chegar a conclusões que sejam benéficas para você e para o grupo que o acompanha.
O que iremos ensinar agora pode ser útil em uma situação como esta.
Enviar sinais de socorro em situações de emergência, de como proceder caso você necessite de um resgate aéreo. Em primeiro lugar informe os detalhes de sua viagem com pelo menos uma pessoa. Desta forma, se você não conseguir chegar a seu destino, as buscas podem ser iniciadas. O segundo passo é muito importante e também muito perigoso, é preciso ser muito prudente para executá-lo, pois fora de controle você, a mata, e tudo que vive nela poderão estar em perigo. Fumaça, não sendo comum em lugares isolados é um indicio da presença humana no local, além de foguetes de sinalização e fogo, que são facilmente vistos do céu.
Distribua diversa fogueiras em um raio de 50 a 100 metros, de forma que possam ser rapidamente acesas quando ouvir algum som, que caracterize-se com um socorro. É importante saber que estas fogueiras devem ser feitas em clareiras. Não se esqueça de retirar a vegetação próxima, criando pequenos aceiros. Tendo assim a certeza de que sua fogueira não se transformara num grande incêndio, fique ligado!
Para produzir fumaça negra, utilize óleo ou pedaços de borracha e, para fazer fumaça branca coloque no fogo folhas verdes, musgos ou pequenas quantidades de água. Em um dia sem vento você também poderá emitir o famoso sinal de fumaça para indicar sua localização. A relação do vento é importante, pois seu sinal pode ser levado pela ventania, criando apenas um sinal geral.
Se possuir sinalizadores, guarde-os para quando avistar um avião. Amarre o sinalizador em uma vara comprida para torná-lo mais visível no ar e ascenda no local mais alto e exposto que encontrar. Quando já tiver conseguido atrair a atenção de uma aeronave, você poderá transmitir alguns sinais terrestres internacionais que são claramente compreendidos para enviar mensagens.

Só utilize esses sinais em uma emergência de estrema gravidade, pois os pilotos responderão e poderão arriscar toda uma tripulação para chegar até você.

Só faça uma fogueira quando for extremamente necessário, ou seja em caso de perigo eminente de sua sobrevivência, não se esqueça que causar incêndio em florestas além de destruir ecossistemas inteiros é crime.

Conheça os sinais:
Necessitamos médicos, feridos graves
Está tudo bem
 Tentaremos decolar
Necessitamos de mapa e bússola
 Necessitamos medicamentos
Não
Aeronave com sérias avarias
Necessitamos lâmpadas de sinais com bateria e bússola
Não podemos prosseguir viagem
Sim
Provavelmente podemos pousar com segurança
Indique a direção a seguir
Necessitamos alimento e água
Não compreendemos
Necessitamos combustível e óleo
Estamos avançando nessa direção
Necessitamos armas de fogo e munição
Necessitamos mecânico

 

Além destes sinais você tem como grande aliado o Sol. Podemos tirar proveito dele, usando um espelho de bolso para refletir os raios solares e chamar a atenção. Mesmo com o Sol fraco pode-se produzir um raio brilhante em um heliógrafo (superfície reflexiva com um buraco para o olho no centro que deve ser incluído em um kit de sobrevivência).

“Só use o heliógrafo em emergências e lampeje o reflexo do sol em um vai e vem, ao invés de focalizá-lo constantemente, o clarão concentrado pode ofuscar a visão de um piloto de avião.”

 

CONHEÇA O CÓDIGO “Q” INTERNACIONAL

QAP – Permanecer na frequência QSP – Ponte de uma mensagem
QRA – Nome do operador QSY – Mudar de canal
QRG – Frequência canal QTA – Cancela tudo
QRM – Interferência de outra estação QTC – Mensagem ou notícia
QRU – Novidade ou ocorrência QTH – Local da estação, endereço do operador
QRT – Para de transmitir QTR – Horas
QRV – Estou à sua disposição QTY – A caminho do local do acidente
QRX – Aguarde um pouco na frequência QTO – Banheiro
QRZ – Quem está chamando 73 – Abraço
QSJ – Dinheiro 88 – Beijos
QSL – Confirmo tudo, tudo entendido TKS – Obrigado
QSO – Comunicado ou contato

Deixe um comentário