Portugal recebe Mundial de Corrida de Aventura

No dia 8 de novembro, cerca de 240 atletas desafiam os limites na largada para o Mundial de Corrida de Aventura de 2009 (ARWC) na região central de Portugal. Três equipes brasileiras e

No dia 8 de novembro, cerca de 240 atletas desafiam os limites na largada para o Mundial de Corrida de Aventura de 2009 (ARWC) na região central de Portugal. Três equipes brasileiras estão pré-inscritas na competição – Oskalunga, Adventure Team AKSA e Cerrado Minas Adventure Team – para encarar os 820 quilômetros de prova e os 23 mil metros de desnível em cinco dias.

A prova, em estilo “non-stop”, tem duração de cerca de 120 horas e a variação de temperatura na região pode ser uma das dificuldades das equipes: a amplitude térmica varia entre 0º e 30ºC, com chuvas, nevoeiro e sol. O verão da região apresenta dias mais curtos, com clima ameno.

O mundial terá características semelhantes às edições anteriores, como por exemplo, as provas na costa do país serão surf/ kayaksurf, snorkeling e outros esportes náuticos que testarão as equipes no oceano. Durante o percurso, provas de escalada e cannyoning também serão desafios aos competidores.

Percurso – Quatro principais trechos poderão definir os vencedores da prova: 56% da prova será em bike (64% do total da prova em subida e 70% das descidas); o trekking corresponde a 22% da competição, 16% de canoagem e patins/trekking são 6% (5% das subidas totais e 4% das descidas).

Mesmo representando boa parte da competição, a prova de bike promete ser técnica, com trechos de Down Hill, subidas de mais de 8.500 metros e variação de terrenos e exigirá muita navegação dos atletas.

Deixe um comentário