Rodrigo Raineri parte para o cume nessa madrugada


Os brasileiros Rodrigo Raineri e Eduardo Keppke já se encontram no Acampamento 3 7.500m de altitude) do Monte E


Os brasileiros Rodrigo Raineri e Eduardo Keppke já se encontram no Acampamento 3 7.500m de altitude) do Monte Everest e planejam o início da ascensão ao cume na madrugada deste domingo (horário de Brasília).

Os ventos fortes são a maior preocupação dos montanhistas. Na madrugada de ontem, eles saíram do Acampamento Base Avançado (6.400m) em direção ao Acampamento 3, na parede do Lhotse.

"Foi um dia muito difícil, com muita neve, muito vento e muito frio. Sofremos bastante para chegar até aqui e ainda tivemos um incidente porque roubaram a nossa comida e os géis de carboidrato. A princípio pensamos que tivessem levado tudo, mas conseguimos achar parte do nosso equipamento; foi mesmo somente parte dos alimentos", lamentou Rodrigo.

Mesmo assim, ele garante que não terão que racionar comida, e a preocupação maior é outra. "O que mais preocupa agora são as previsões do tempo. Inicialmente tudo mostrava que a janela de bom tempo seria agora aliada a menos tráfego de pessoas. Porém, o clima mudou e os ventos estão muito fortes", disse.

"Encontrei cinco italianos que estavam tentando a escalada sem O2 também e eles desistiram. Um deles, inclusive, já fez cume sem O2 em 2001. Nesta temporada, até onde temos notícia, ninguém fez cume sem usar oxigênio suplementar. Com O2 muitas pessoas fizeram e o tempo esteve razoável para chegar ao cume, mas para subir sem cilindro está bem difícil!", relata o brasileiro.

Recorde – O alpinista nepalês Min Bahadur Sherchan chegou ao cume do Monte Everest e bateu um recorde. Aos 77 anos, ele é o homem mais velho a conquistar essa façanha. Mais de 180 pessoas já chegaram ao topo do planeta nessa temporada.

Deixe um comentário