Rodrigo Raineri volta ao Campo Base antes do ataque ao Everest


Nesta quinta-feira (15), os brasileiros Rodrigo Raineri e Eduardo Kepkke retornaram ao Campo Base, a 5.300 metros de altitude, para descansarem e se recuperarem antes do ataque ao cume do Everest, a maior montanha do mundo. Na quarta-feira (14), Eduardo Kepkke chegou ao Acampamento 3, onde Raineri o aguardava.

Na última noite, eles dormiram no Acampamento Base Avançado, a 6.400 metros de altitude. Quando chegarem ao Campo Base, os dois montanhistas terão encerrado o segundo ciclo de aclimatação. Durante o período em que estiverem no Campo Base vão analisar as previsões meteorológicas para terem idéia de quando haverá uma janela de bom tempo para realizarem o ataque ao cume.

“Muitas expedições vão atacar o cume neste próximo fim de semana, quando será lua cheia. O tempo ainda não está ideal, mas para quem sobe com oxigênio dá para fazer a tentativa. Para quem vai sem oxigênio como eu, é preciso uma janela perfeita”, contou Raineri.

Estratégia – Quando os montanhistas brasileiros resolverem atacar o cume do Everest, Raineri deve subir do Campo Base direto para o Acampamento Base Avançado, onde irá esperar por Eduardo Kepkke que irá dormir uma noite na Acampamento 1, a seis mil metros de altitude. “Nossa subida ao cume será em aproximadamente cinco dias e deve acontecer no último fim-de-semana de maio", disse Raineri.

Deixe um comentário