Técnicos do IVB ensinam prevenção de acidente com cobras na I. Grande

RIO – Equipes de biólogos e técnicos do Instituto Vital Brazil (IVB) estarão nesta terça-feira na Ilha Grande, em Angra dos Reis, para ensinar

RIO – Equipes de biólogos e técnicos do Instituto Vital Brazil (IVB) estarão nesta terça-feira na Ilha Grande, em Angra dos Reis, para ensinar soldados do Corpo de Bombeiros, policiaisdo Batalhão Florestal e representantes da Brigada Mirim Ecológica a evitar acidentes com cobras venenosas. A palestra será no Parque Estadual da Ilha Grande, na Avenida Beira Mar, s/nº, na Vila do Abraão, a partir das 14h.

O biólogo Cláudio Machado vai orientar o público a identificar se uma cobra é venenosa ou não, como se proteger, capturar os animais e o que fazer em caso de picadas. A cada ano ocorrem no Brasil mais de 80 mil acidentes com animais peçonhentos.

Nessa época do ano, os riscos de acidentes com cobras são maiores, devido ao nascimento de filhotes por causa do clima quente. A região da Ilha Grande, assim como toda a Costa Azul, é uma das mais ricas em espécies animais e vegetais.

Vinculado à Secretaria de Estado de Saúde, o Instituto Vital Brazil é um laboratório farmacêutico, produtor de medicamentos em geral e de soros contra venenos de cobras, escorpiões e o único produtor contra a aranha viúva-negra, encontrada no litoral e uma das mais perigosas. O IVB é um dos três fornecedores do Ministério da Saúde. Ele foi fundado pelo cientista Vital Brazil, em 1919, em Niterói. Mais informações no site www.ivb.rj.gov.br

Deixe um comentário