Traumas Faciais no MTB – Cuidados

Pedalar de Moutain Bike é muito bom, promove uma sensação de liberdade indescritível principalmente no contato com a natureza: É comum ocorrer acidentes, principalmente com quem faz “Down Hill” e os mais abusados no Free Ride. Mesmo quem faz Cross Country deve se proteger principalmente usando luvas, roupas adequadas e o capacete. Quando você cai da “bike” a primeira proteção é feita com as mãos e se não for suficiente o capacete faz a segunda proteção que é vital. Existem capacetes para Down Hill que protegem o rosto, mas o nosso tipo de capacete não protege e por isso não estamos livres de machucar o nariz, labios ou os dentes. Para os Bikers “normais” existem protetores bucais, que são desconfortáveis e dificultam a respiração. Deveriam ser usados, mas quem agüenta? Se o pior acontecer, existem algumas recomendações que devem ser seguidas:

Quando acontecer, o que fazer?

Abalamento ou mudança da cor do dente: Dependendo do trauma, o dente pode ser abalado e pode perder a firmeza, neste caso procure um dentista o mais rápido possível para avaliar. Em alguns casos, 2 ou 3 dias após o acidente pode ocorrer mudança de cor ou escurecimento do dente, apesar de não tê-lo fraturado ou perdido. Se isso ocorrer, houve perda de vitalidade do dente e necessita de tratamento de canal. Dente fraturado: Quando ocorre a fratura de um ou mais dentes, limpe o fragmento com água da caramanhola e guarde na própria caramanhola ou em algum lugar que possa deixá-lo umedecido. No caso de dor intensa principalmente ao respirar pela boca, procure um dentista o mais rápido possível ou um serviço de pronto-socorro odontológico (domingo/feriados).

Perda total de um dente

No caso de perder um dente de leite, a colocação deste de volta em seu lugar não é indicada; a probabilidade de sucesso é mínima mas mesmo assim vá ao dentista para verificar se houve algum dano nos permanentes que estão vindo. No caso do dente permanente, o reimplante é indicado: – Mantenha a calma e morda uma gaze ou um pano limpo, com pressão para que se possa controlar o sangramento. – Ache o dente. – Pegue o dente somente pela coroa. Não toque na raiz! – Resíduos devem ser cuidadosamente retirados do dente com água limpa ou soro fisioógico (se tiver por perto). – Não esfregue o dente! Apenas jogue água para limpá-lo. – Coloque o dente de volta no lugar (no alvéolo). Não se esqueça: a parte côncava do dente é do lado de dentro da boca! Morda uma gaze ou um pano limpo, para que o dente se mantenha na posição. Procure imediatamente um dentista ou um hospital. – Se você não conseguir colocar o dente em sua posição devido ao medo ou à dor, mantenha-o na água limpa ou até mesmo dentro da caramanhola. A solução de soro fisiológico é a mais indicada, se tiver levado no “kit” de primeiros socorros lave ou deixe mergulhado. Se não tiver nada disso coloque na boca (debaixo da língua) e procure socorro imediatamente. 0 resultado final de um reimplante depende muito do período que o dente ficar fora do alvéolo e da conservação do mesmo nesse período. 0 dente deverá ficar fora de seu alvéolo o menor tempo possível. 0 dente reimplantado deverá ser “fixado” pelo dentista em sua posição e ter o seu canal tratado.

Traumas Faciais:

Neste tipo de trauma coloque uma compressa fria – pode ser sua “Hydro Camel Etc.Bak” ou uma bolsa de gelo (envolvida em um pano ou camiseta – para o frio não queimar a pele) no local traumatizado para não edemaciar e vá para o Hospital mais próximo verificar se não houve fratura do zigoma, maxila ou mandíbula. Em caso de fratura tente imobilizar para dar “conforto” e diminuir a dor, chame o resgate (193) se possível ou leve o biker para o Hospital mais próximo.

Deixe um comentário