Workshop discute o uso sustentado da terra na Mantiqueira

 
 
Meio Ambiente – A Valor Natural e a Gerência da APA Serra da Mantiqueira promovem, durante os dias 4 e 5 de dezembro, o workshop "Unindo Produção e Conservação: uso sustentado da terra na porção mineira da Serra da Mantiqueira", na Pousada do Verde, na cidade de Passa Quatro, MG.

O objetivo do evento é identificar atividades econômicas ambientalmente sustentáveis de uso da terra na porção mineira da APA Serra da Mantiqueira e no Corredor Ecológico da Mantiqueira, com ênfase na pecuária sustentável, na agroecologia, na proteção dos recursos hídricos, no fortalecimento do associativismo e nos aspectos conflituosos da legislação.

Como parte do workshop, os participantes serão convidados a trabalhar numa proposta de Plano de Ação para a Mantiqueira. Este documento deverá propor ações concretas para o incentivo ao uso sustentado da terra. A experiência dos técnicos de Assistência Técnica e Extensão Rural da região será fundamental para compor estas ações.

Os municípios de Extrema e Piranguçu também apresentarão suas experiências nas linhas de pagamento por serviços ambientais e ordenamento do território respectivamente. Todos os documentos produzidos durante o encontro serão encaminhados aos tomadores de decisão nos níveis municipal, estadual e federal e às agências de fomento e crédito rural.

Incentivar o uso sustentado da terra nos municípios pertencentes ao Corredor Ecológico da Mantiqueira é uma das metas prioritárias do projeto de construção participativa do Corredor.

O Plano de Ação do Corredor Ecológico da Mantiqueira, documento elaborado de forma participativa com os atores locais durante o ano de 2006, também estabeleceu esta linha como prioritária para o desenvolvimento sustentável da Mantiqueira.

O workshop conta com o apoio do Instituto Estadual de Florestas (IEF), através de seu Projeto para Proteção da Mata Atlântica (Promata/IEF), do Projeto "Construção participativa do Corredor Ecológico da Mantiqueira" (Valor Natural / PDA-MMA) e da EMATER/MG.

Deixe um comentário