Que montanha é essa no início do filme?

Algumas pessoas podem ter feito esta pergunta. Os montanhistas certamente.

O Logo da Paramount Pictures é o mais antigo logo de filmes de Hollywood.  A companhia foi fundada em 1912 por Adolph Zukor, e os irmãos Daniel e Charles .

Ben Lomond

A “Montanha Majestosa” Paramount foi desenhada durante uma reunião com Zukor em um guardanapo por William Wadsworth  Hodkinson, baseada nas memórias da montanha Ben Lomond de sua infância próxima a Ogden, em Utah.

Embora a biografia de Hodkinson não especifique uma montanha específica, muitas pessoas familiarizadas com o local acreditam que era o Monte Ben Lomond (2,976 m). Toda vez que se pede a Paramount para confirmar isso, se tem uma história diferente. Por interesses óbvios, toda atração turística em Utah afirma que a montanha da Paramount é Ben Lomond como uma questão resolvida de fato.

ArtesonrajuParamount_GooglePlus_2560x1440_v1[1]

A partir de 1953 a montanha passa a ter um aspecto diferente, com a forma de uma pirâmide mais pontuda e presume-se que  seja baseada na montanha Artesonraju, no Peru. O detalhe de alguns pinheiros na sua base remetem a algum local na América do Norte, mas nos logos seguintes eles desaparecem e o desenho atual traz a montanha acima das nuvens, tornando-a muito mais imponente.

O Artesonraju possui 6.025 m e é uma das pirâmides de gelo e neve mais bonitas da Cordillera Blanca. Tem um bom número de rotas com vários níveis de dificuldade.

O pico foi escalado pela primeira vez por E. Hein, E. Schneider em 19 de agosto, 1932.

Conspirações

Um historiador da Paramount (Leslie Halliwell) prefere chamar o pico  pitoresco de Montanha dos Sonhos.

Mas talvez seja a… Montanha dos Pesadelos! Pelo menos um teórico da conspiração acredita que a montanha do logo, na verdade uma pirâmide disfarçada, é um símbolo dos Illuminati, a bem conhecida sociedade secreta. Ele aponta para outras pirâmides, triângulos, ou letras A estilizadas nos logos de empresas como a Viacom, America Online, e Creative Labs, fabricante de placas de som Sound Blaster de computador.

Dúvidas a parte, a verdade é que nada melhor que uma montanha pra simbolizar uma grande aventura, o que muitos esperam assistir na telona.  Se a montanha da Paramount foi baseada em montanhas reais não se sabe, o que é certo é que depois de quase um século, ela já tem sua própria identidade.

Essa montanha incrível será nosso destino em julho, onde escalaremos a face Sudeste, classificada como D+ (Difícil), com 800 metros de extensão e inclinação em torno de 55 a 60°.

Quem sabe, da próxima vez que assistirmos a um filme no cinema, não tenhamos as lembranças de um outro ângulo desta montanha da abertura.

O de cima!

Me acompanham nesta aventura Arthur Estevez e o russo Alexei Mailybaev, idealizador da escalada.

Uma ideia sobre “Que montanha é essa no início do filme?”

Deixe um comentário